Crash Bandicoot é um jogo de plataforma eletrônica de grande sucesso, criado pela Naughty Dog e lançado pela primeira vez em 1996. Desde então, a série se expandiu para diversas plataformas, incluindo PlayStation, Xbox, Nintendo e celulares, conquistando uma legião de fãs pelo mundo.

Com uma história envolvente e personagens cativantes, é difícil não se apaixonar por este jogo. E para os fãs de longa data, saber a ordem cronológica dos jogos pode ser uma forma de mergulhar ainda mais fundo na rica história deste universo.

Então, sem mais delongas, vamos descobrir a ordem cronológica dos jogos de Crash Bandicoot!

1. Crash Bandicoot (1996)

O primeiro jogo da série introduz o personagem principal, Crash Bandicoot, e seu arqui-inimigo, o cientista malvado Dr. Neo Cortex. A história começa com Cortex experimentando em animais, transformando-os em soldados para tentar conquistar o mundo. Mas quando ele tenta experimentar um bandicoot selvagem, ele acaba falhando, deixando Crash com poderes especiais e a missão de derrotar Cortex.

2. Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997)

No segundo jogo da série, Cortex está de volta com um plano ainda mais malvado. Ele convence Crash a coletar cristais para salvar o mundo, mas na verdade está usando esses cristais para construir uma nova arma de destruição em massa. Ao longo do jogo, Crash é ajudado por sua irmã Coco e enfrenta novos inimigos, incluindo o cientista Nefarious Tropy.

3. Crash Bandicoot 3: Warped (1998)

O terceiro jogo da série leva Crash e Coco em uma viagem no tempo, enfrentando os vilões de todas as épocas, desde o antigo Egito até o futuro distante. Além disso, o jogo introduz novas habilidades para os personagens, incluindo veículos, como motos e aviões.

4. Crash Team Racing (1999)

Este é um jogo de kart baseado no universo de Crash Bandicoot, onde o jogador pode escolher entre vários personagens da série para competir em pistas diferentes. O jogo introduz um novo vilão, Nitros Oxide, que tenta destruir a Terra a menos que Crash e seus amigos o derrotarem em uma corrida de kart.

5. Crash Bash (2000)

Em Crash Bash, Crash e seus amigos competem em minijogos diferentes para provar quem é o melhor. O jogo apresenta uma nova vilã, o Elementar Uka Uka, que tenta interferir nas competições e derrotar Crash e seus amigos.

6. Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex (2001)

No quarto jogo da série, Cortex está de volta novamente, tentando dominar o mundo com uma nova arma, a Crunch Bandicoot. Ao longo do jogo, Crash é ajudado por novos personagens, incluindo a cientista Nina Cortex, a sobrinha de Cortex. O jogo também introduz novas habilidades para Crash, como a capacidade de se transformar em diferentes formas.

7. Crash Nitro Kart (2003)

Este é outro jogo de kart, em que Crash e seus amigos competem contra um grupo de alienígenas que querem demolir a Terra e dominar o universo.

8. Crash Twinsanity (2004)

Em Twinsanity, Crash se une com seu antigo inimigo, Cortex, para lutar contra novos vilões que ameaçam destruir o mundo. O jogo introduz novos personagens e habilidades para os personagens, como a possibilidade de jogar como Cortex em algumas partes do jogo.

9. Crash Tag Team Racing (2005)

Mais um jogo de kart da série, onde o jogador pode escolher entre vários personagens para competir em corridas diferentes. O jogo apresenta novos personagens e habilidades, como a capacidade de combinar veículos para criar um carro mais poderoso.

10. Crash of the Titans (2007)

Em Titans, Cortex se une a uma nova vilã, a misteriosa Madame Amberly, para tentar conquistar o mundo mais uma vez. O jogo apresenta novas habilidades, como a capacidade de tomar o controle dos inimigos derrotados.

11. Crash: Mind Over Mutant (2008)

O último jogo da série principal apresenta outra vez uma nova ameaça, o cientista maluco N. Brio, e suas criações mutantes. O jogo apresenta habilidades novas e expande o universo de Crash Bandicoot ainda mais.

Conclusão

A ordem cronológica dos jogos de Crash Bandicoot pode ser um pouco confusa para os fãs, mas a partir desta lista é possível ter uma visão geral de como a história foi desenvolvida ao longo dos anos. Com novos personagens, habilidades e desafios em cada jogo, a franquia continua a encantar jogadores de todas as idades. Qual é o seu jogo favorito da série? Conta pra gente nos comentários!