Meu Malvado Favorito é um filme de animação produzido pela Universal Pictures, Illumination Entertainment e distribuído pela Universal Studios. Lançado em 2010, o filme foi dirigido por Pierre Coffin e Chris Renaud, e é a primeira parte de uma franquia de sucesso que ainda inclui dois longas-metragens e um spin-off (Minions).

A trama de Meu Malvado Favorito segue a vida de Gru, um vilão frio e malvado que vê sua reputação de grande vilão ficando ameaçada quando um concorrente rouba uma das pirâmides do Egito. Gru então decide roubar a lua para recuperar sua posição como o vilão mais famoso do mundo. Para isso, ele recruta um exército de Minions, criaturinhas amarelas que se tornaram um sucesso imediato com o público.

No entanto, as coisas mudam quando Gru conhece três meninas órfãs - Margo, Edith e Agnes - que acabam entrando em sua vida de forma inesperada. Gru inicialmente pretende usá-las para completar seu plano de roubar a lua, mas aos poucos começa a sentir um apego especial por elas. As meninas também acabam ensinando lições valiosas para o vilão, que passa a ver a vida com outros olhos.

Além de Gru e dos Minions, outros personagens também fazem parte da história de Meu Malvado Favorito, como o Dr. Nefario, assistente de Gru, e Vector, o jovem vilão que compete com Gru pelo título de maior vilão do mundo.

Mesmo sendo um filme de animação, Meu Malvado Favorito conquistou o público com sua história envolvente, personagens carismáticos e humor leve e descontraído. O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 543 milhões em todo o mundo.

O sucesso de Meu Malvado Favorito também levou à criação de uma franquia de sucesso, incluindo uma sequência, Meu Malvado Favorito 2, lançada em 2013, e Meu Malvado Favorito 3, que estreou em 2017. Além disso, uma história focada nos Minions, os ajudantes amarelos de Gru, também foi produzida como um spin-off em 2015.

Em resumo, Meu Malvado Favorito é uma animação divertida e emocionante que conquistou o coração de milhões de pessoas em todo o mundo. Com personagens cativantes como Gru e os Minions, é um filme que agrada tanto as crianças quanto os adultos, e que mostra que até mesmo um vilão pode ter um coração bondoso.